Acidentes biológicos com profissionais da área da saúde no Brasil: uma revisão da literatura / Biological accidents with health care workers in Brazil: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.31Resumo
Objetivo: identificar na literatura as características dos acidentes com materiais biológicos sofridos pelos profissionais de saúde e as repercussões. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura realizada na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Foram selecionados 35 artigos através da leitura dos títulos e resumos e destes, 15 foram excluídos após a leitura na íntegra por não atenderem os critérios de inclusão. Foram incluídos neste estudo 20 artigos. Os principais setores onde os acidentes aconteceram foram: centro cirúrgico, enfermaria, unidade de terapia intensiva e pronto socorro. O acidente com material perfurocortante foi o tipo de acidente mais frequente, seguido pelo contato direto do profissional com sangue do paciente. A punção venosa ou arterial, descarte de seringas e agulhas foi o principal momento em que aconteceu os acidentes. Os patógenos causadores de doenças transmitidas ao profissional em detrimento do acidente ocupacional mais citadas foram o HIV e o vírus da hepatite B. Quanto í conduta dos profissionais acidentados, alguns admitem não terem notificado o acidente í Comissão Interna de Prevenção Acidentes (CIPA). Embora a maioria dos profissionais façam a notificação e iniciam o tratamento profilático ou curativo proposto, muitos não fazem o acompanhamento até o final e abandonam o tratamento. Conclusão: O profissional de enfermagem é o mais afetado por este tipo de acidente possivelmente pela maior demanda deste profissional em realizar tarefas invasivas ou manipular materiais perfurocortante.
Descritores: Exposição ocupacional, Exposição a agentes biológicos, Riscos ocupacionais, Equipe de enfermagem, Pessoal de saúde
Â
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.