A importância do conhecimento da Síndrome de Charles Bonnet pelo médico oftalmologista e psiquiatra / The importance of the knowledge of the Charles Bonnet Syndrome by the ophthalmologist and psychiatrist
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.37Resumo
Introdução: A síndrome de Charles Bonnet é definida como a percepção de alucinações visuais complexas em pacientes idosos, com déficit visual significativo, tendo os pacientes a percepção da natureza irreal de tais alucinações. Objetivo: O presente artigo, tem por finalidade esclarecer as características da síndrome de Charles Bonnet, em especial para os médicos psiquiatras e oftalmologistas, uma vez que tais especialistas tendem a se deparar mais com quadro clínico característico da síndrome. Métodos: Foi realizado pesquisa bibliográfica. A busca de artigos de revisão, bem como relatos de casos foi realizada nos bancos de dados eletrônicos das bases da Latindex, SCIELO e Google Scholar. Revisão da literatura: Com prevalência baixa, a síndrome de Charles Bonnet é em muitos casos subdiagnosticada, tendo em vista que a patologia é pouco conhecida. Seu quadro clínico pode induzir o profissional da saúde a realizar um diagnóstico psiquiátrico errôneo. Uma vez diagnosticada, ofertar tratamento eficaz, que se baseia na correção do quadro oftalmólogico é de total importância para o sucesso terapêutico do paciente. Conclusão: Após análise da literatura, evidenciou-se que apesar de ter sido descrita pela primeira ver no século XVIII, a síndrome é pouco conhecida. Saber identificar pacientes com o possível quadro, torna-se tarefa importante na busca de ofertar aos mesmos, tratamento adequado.
Descritores: Alucinações, Transtornos da visão, Saúde mental
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.