Determinantes sociais da saúde relacionados ao desmame precoce / Social determinants of health related to early weaning
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.40Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica os determinantes sociais da saúde que influenciam o desmame precoce. Método: Estudo bibliográfico, descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado nas bases de dados Literatura-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem e na Scientific Eletronic Library Online. Foram incluídos no estudo artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, em português (Brasil), que mencionaram fatores que determinam o desmame precoce. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo que consiste num processo de redução de texto em palavras e expressões significativas. Resultados: Após relacionarmos as expressões temáticas identificadas com a prevalência dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), identificamos que se sobressaiu os determinates relacionados aos serviços de saúde. Esses artigos referem que os serviços de saúde não adotam estratégias resolutivas para aumentar o tempo de duração do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e que os profissionais possuem habilidades e conhecimento insuficientes para orientação adequada í gestante e puérpera sobre o aleitamento materno. Conclusão: O esquema das relações hierárquicas entre os diversos DSS nos auxilia na identificação de lacunas na formulação de políticas públicas e possibilita o planejamento de ações direcionadas as necessidades nesses níveis, por isso é fundamental que o profissional enfermeiro incorpore em sua prática a identificação e valorização dos DSS ampliando sua visão assistencial para além do biológico.
Descritores: Aleitamento materno, Desmame, Determinantes sociais da saúde
Â
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.