Hemorragia digestiva alta como manifestação atípica de síndrome de Mirizzi / Upper gastrointestinal bleeding as an atypical manifestation of Mirizzi syndrome
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.49Resumo
Introdução: Hemorragia digestiva alta (HDA) é um diagnostico comum no Pronto Socorro com diferentes etiologias. HDA é uma complicação rara de colelitíase, assim com síndrome de mirizzi. Apresentamos um caso de HDA por erosão de arteria gastroduodenal associada í Sindrome de Mirizzi. Relato de Caso: Paciente masculino 41 anos, imunossuprimido, admitido no pronto socorro com quadro clínico de hematêmese e instabilidade hemodinâmica. Após reposição volêmica e melhora hemodinâmica, foi submetido í endoscopia digestiva alta (EDA), onde foi evidenciado sangramento vultoso e em jato. Paciente apresentou piora hemodinâmica súbita, sendo a EDA suspensa e realizada laparotomia exploradora. No intraoperatório foi diagnosticada Síndrome de Mirizzi tipo Va, com fístula completa com duodeno, fístula incompleta com ducto hepatico comum e erosão da artéria Gastroduodenal com sangramento ativo. Foi realizada gastrectomia parcial e sutura da via biliar com drenagem í Kehr. Paciente evoluiu com choque séptico e foi a óbito dois dias depois. Conclusão: Sangramento digestivo alto secundário í Sindrome de Mirizzi é uma manifestação clinica bastante rara.
Descritores: Síndrome de Mirizzi, Colelitíase, Colecistite
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.