Relato de experiência de um curso sobre o uso e dependência de drogas / Experience report of a course on drug use and dependence
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2023.68.016Palavras-chave:
Psychotropic Drugs, Primary Prevention, Substance-Related DisordersResumo
introdução: O aumento progressivo do uso e dependência de drogas exige a capacitação de médicos e acadêmicos do curso de medicina que atuam ou atuarão na prevenção e tratamento deste importante problema de saúde pública. Objetivo: A experiência de um curso de extensão on-line gratuito, sobre prevenção, repressão e tratamento do uso e dependência de drogas psicoativas. Material e Método: O curso teve a duração
de um ano, com cinco módulos temáticos ministrados por alunos bolsistas, técnicos administrativos e professores dos cursos de medicina e pedagogia de uma universidade pública. Resultados: Foram matriculados 1.605 alunos, expostos aos seguintes temas: aspectos gerais do uso de drogas; padrões de consumo de drogas; causas, mecanismos de ação e patologias associadas ao uso e dependência de drogas; prevenção e tratamento e redes de apoio. Com o intuito do aproveitamento, ao final dos módulos, perguntas foram realizadas com pré-requisito de 50% de acertos para progredir ao longo dos módulos. Em caso de dúvidas, disponibilizaram-se chats, e-mail da equipe organizadora e, também, fóruns de 24 horas on-line, durante todo o curso. Conclusão: O resultado do curso on-line se mostrou satisfatório, com aproveitamento de 76% dos inscritos concluindo o curso, com as dificuldades e restrições impostos pelo período pandêmico.
Palavras-chave: Psicotrópicos, Prevenção primária, Transtornos relacionados ao uso de substâncias.
ABSTRACT:
Introduction: The progressive increase in drug use and dependence requires the training of physicians and medical students who work or will work in the prevention and treatment of this important public health problem. Objective: To report the experience of a free online extension course on prevention, repression and treatment of use and dependence on psychoactive drugs. Method: The course lasted one year, with five thematic modules taught by scholarship students, administrative technicians and teachers from the Medicine and Pedagogy courses of a public university. Results: 1,605 students were enrolled and exposed to the following themes: general aspects of drug use; patterns of drug consumption; causes, mechanisms of action and pathologies associated with drug use and dependence; prevention and treatment and support networks. To make the most of the modules, at the end of them, questions were asked with a prerequisite of 50% of correct answers to progress along the modules.
In case of doubts, chats, the e-mail of the organizing team and 24-hour online forums were available during the whole course. Conclusion: The result of the online course was satisfactory, with 76% of those enrolled concluding the course, despite the difficulties and restrictions imposed by the pandemic period.
Keywords: Psychotropic drugs, Primary prevention, Substance-related disorders.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cecília Rezende de Almeida Oliveira, José Carlos de Souza, Luiz Guilherme Figueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.