Avaliação da medida da pressão arterial de indivíduos acompanhados por um serviço de atenção psicossocial / Evaluation of blood pressure measure from individuals accompanied by a psychosocial care service
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.179Abstract
O presente trabalho possui como objetivo avaliar o monitoramento da pressão arterial e índice de massa corporal de pessoas com transtornos mentais, acompanhados por um serviço de atenção psicossocial tipo II de Palmas no período de 2010 a junho de 2016. Metodologia: Para a realização do estudo foram utilizados prontuários de pacientes que foram admitidos no ano de 2000 a junho de 2016. A amostra constituiu-se de 246 indivíduos com idade compreendida entre 18 e 60 anos. Assim, foram analisados os dados quanto aos seguintes aspectos: idade, sexo, tempo de admissão, presença do monitoramento da pressão arterial, peso, altura e índice de massa corporal. Resultados: No primeiro atendimento, na unidade, a verificação da pressão arterial ocorreu em 92,2% da amostra, e a presença do índice de massa corporal em 28% da amostra, mas verificou-se a falta de acompanhamento destes achados nos atendimentos subsequentes. Conclusões: Este estudo demonstrou a necessidade da monitorização da pressão arterial em indivíduos acompanhados por serviços de atenção psicossocial, bem como a contínua avaliação do estado nutricional e do risco de mortalidade dos mesmos. Desta forma, considerando que a terapêutica medicamentosa adotada para tratamento de transtornos mentais pode ocasionar ganho de peso e aumento da pressão arterial, dessa forma a monitorização destes indivíduos reduz o risco cardiovascular e melhora a qualidade de vida.
Descritores: Hipertensão, Transtornos mentais, Serviços de saúde mental
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.