Hidatidose pulmonar e hepática com múltiplos cistos: um relato de caso / Pulmonary and hepatic hydatidosis with multiple cysts: A case report

Autores

  • Ariadne Moura Obrigon
  • Mayara Gomes Rangel
  • Maria Clara de Camargo Traldi
  • Matheus Christian da Silveira
  • Vicente Dorgan Neto
  • Marcio Botter
  • Roberto Saad Junior

DOI:

https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.3.239

Resumo

A hidatidose é uma infecção parasitária causada por um grupo de helmintos da classe Eucestoda, podendo levar í  formação de cistos em seus hospedeiros intermediários, principalmente em fí­gado e pulmões. A doença apresenta grande relevância na América do Sul, tanto por endêmica em paí­ses da região quanto por sua grande morbimortalidade.

Neste artigo, é descrito o caso de uma mulher de 36 anos de idade, natural de área rural do Peru e residente em São Paulo - Brasil, que apresentou quadro de tosse, dispneia e hemoptise progressiva ao longo de um ano e meio, além de dor em quadrante superior direito de abdome. Por meio de sorologia e também de tomografias, nas quais foram evidenciados cistos pulmonares de conteúdo lí­quido e cisto hepático semelhante, foi diagnosticada hidatidose.

Após diagnóstico, paciente foi abordada pela equipe da cirurgia torácica do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para retirada de cistos pulmonares. Em segundo momento, foi realizada segmentectomia hepática esquerda parcial e dada continuidade ao tratamento clí­nico com Albendazol. Tendo em vista o impacto desta doença na saúde pública, percebe-se a importância do investimento para sua prevenção, a qual envolve medidas básicas de higiene pessoal e de saneamento.

Descritores: Cistos/parasitologia, Equinococose/parasitologia, Equinococose hepática, Equinococose pulmonar, Pneumopatias pulmonares, Fí­gado/parasitologia

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

RELATO DE CASO