Opiniões dos enfermeiros da área médico cirúrgica sobre doença mental e assistência psiquiátrica
Resumen
O objetivo dessa pesquisa foi conhecer as opiniões dos enfermeiros da área médico-cirúrgica sobre doença mental e assistência psiquiátrica. Para tanto foi aplicada a Escala de Medida de Opinião-EMO (constituída de 34 questões relacionadas ao tema) a 24 enfermeiros que atuam nas Unidades médico cirúrgica de um hospital universitário da cidade de São Paulo. As respostas dos sujeitos foram analisadas e divididas em duas categorias: conceitos e assistência. Os dados evidenciam que os enfermeiros estão pouco interados sobre o processo de transformação da assistência psiquiátrica, apresentam dúvidas quanto ao tratamento oferecido atualmente ao doente mental e quanto a vantagem da convivência do portador de transtorno mental com a família. Eles reconheceram a necessidade do profissional especializado atuar nos hospitais psiquiátricos e assinalaram como importante a participação da família no tratamento, bem como mostraram estar cientes de seu papel junto í s famílias do doente mental.
Descritores: Enfermagem psiquiátrica, Assistência em saúde mental, Transtornos mentais, Pessoas mentalmente doentes, Equipe de enfermagem, Família
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.