ASPECTOS CLÍNICOS, LABORATORIAIS E MORFOMÉTRICOS DE MULHERES APÓS MENOPAUSA COM SÍNDROME GENITURINÁRIA SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DE RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA MICROABLATIVA (FRAXX)
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2025.70.004Palavras-chave:
Climatério, Menopausa, Vagina, Ablação Por Radiofrequência, Atrofia vulvovaginal, Doenças UrogenitaisResumo
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos clínicos, laboratoriais e morfométricos de mulheres após a menopausa com síndrome geniturinária submetidas ao tratamento de radiofrequência microablativa (FRAXX). Método: Estudo clínico prospectivo, com mulheres após a menopausa, que realizaram cinco visitas ao Ambulatório de Climatério da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no período de setembro de 2019 até abril de 2023. Todas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Na visita 1, realizamos anamnese, exame físico geral e ginecológico, coleta de exames complementares, informando as pacientes sobre o protocolo de pesquisa.Aplicamos os questionários do Setor de Climatério e do Índice Menopausal de Kupperman et Blatt. Na visita 2, realizamos a coleta de biópsia vaginal e a primeira aplicação da FRAXX (T0). Nas visitas 3 e 4 foram submetidas a novas aplicações do FRAXX, totalizando 3 aplicações, com 30 dias de intervalo. Na última visita, fizemos exame físico e a última coleta de biópsia vaginal (T3) e reaplicados os questionários. A variação histológica e morfométrica de T0 e T3 foi analisada no microscópio de luz (Axioscop 40 – Zeiss), sob objetiva de aumento 400x no Departamento de Patologia da Santa Casa de São Paulo. Para as análises estatísticas foram utilizados os testes de Wilcoxon. Resultados : A maioria das pacientes apresentaram redução do índice menopausal. Problemas sexuais e ressecamento vaginal são os sintomas que mais participantes obtiveram melhora. Ao analisar a variação morfométrica, obtemos que a média da espessura do epitélio vaginal foi de 0,075mm em T0 e de 0,228 mm em T3, com aumento significante (p<0,05). Treze mulheres aumentaram a espessura do epitélio vaginal em média 304% e quatro mulheres diminuíram em 32% de T0 para T3. Conclusão: O presente estudo permitiu-nos concluir que três aplicações da radiofrequência fracionada microablativa (FRAXX) em mulheres após a menopausa promoveu significante melhora dos aspectos clínicos da Síndrome Geniturinária e o aumento nos valores da espessura do epitélio vaginal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nina Caetano Bocanegra, Anna Vitória Tieme Morinaga, Bruna Marques Lopes, Sóstenes Postigo, Maria Antonieta Longo Galvão da Silva, Sônia Maria Rolim Rosa Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.