Enfrentamento à infodemia da covid-19 na atenção primária à saúde: relato de experiência / Confronting covid-19’s infodemia in primary health care: experience report

Autores

  • Adriano Ramos Pereira Filho Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Curso de Graduação em Enfermagem. São Paulo – SP - Brasil
  • Beatriz Hermenegildo Moglia Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Curso de Graduação em Enfermagem. São Paulo – SP - Brasil
  • Maria Fernanda Terra Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Curso de Graduação em Enfermagem. São Paulo – SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26432/1809-3019.2021.66.028

Palavras-chave:

Covid-19, Atenção Primária à Saúde, Estudantes de Enfermagem, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Introdução: A propagação do SARS-CoV-2 pelo mundo trouxe desafios aos serviços de saúde e cobrou esforços para o acréscimo de medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde aplicadas ao cuidado comunitário e individual. Somada a isso, a infodemia, o excesso informacional e a manipulação (des)informativa têm o potencial de gerar graves consequências aos indivíduos e à coletividade. Nesse contexto, destaca-se a atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) em assistir aos sintomáticos, como potencializar ações de promoção e proteção da saúde por meio da educação em saúde. Objetivo: Relatar a construção do Planejamento Estratégico Situacional (PES) realizado por graduandos de Enfermagem durante o estágio na Unidade Básica de Saúde para potencializar as práticas de educação em saúde por membros da equipe à população. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido de abril a julho de 2021 com base na construção do PES.
Resultados: Desenvolveu-se o PES aplicando-o no enfrentamento à infodemia da Covid-19 na APS em seus quatro momentos distintos: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Conclusão: A partir dessa experiência, os estudantes de enfermagem construíram aprendizados relacionados à observação, comunicação efetiva, organização
e importância do trabalho em equipe; tal qual, possibilitou vivências práticas em relação ao vínculo com a comunidade, integralidade do cuidado e desenho de uma alternativa capaz
de intensificar o combate à pandemia da Covid-19.

Palavras chave: Covid-19, Atenção primária à saúde, Estudantes de enfermagem, Relações comunidade-instituição

ABSTRACT

Introduction: The spread of SARS-CoV-2 around the world brought challenges to health services and demanded efforts to increase health promotion, prevention and recovery  measures applied to community and individual care. Added to this, infodemia, informational excess and (un) informative manipulation have the potential to generate serious consequences for individuals and the community. In this context, the role of Primary Health Care (PHC) in assisting the symptomatic stands out, such as enhancing health promotion and protection actions through health education. Objective: To report the construction of the
Situational Strategic Planning (SSP) carried out by nursing students during their internship at the Basic Health Unit to enhance the health education practices by team members to the population. Method: Descriptive study, of the experience report type, developed from April to July 2021 based on the SSP. Results: The SSP was developed applying it to confront Covid-19’s infodemia in the PHC in its four distinct moments: explanatory, normative, strategic
and tactical-operational. Conclusion: This study presented the SSP as a usable strategy in confronting Covid-19’s infodemia in PHC. From this experience, nursing students
built learning related to observation, effective communication, organization and importance of teamwork; as such, it enabled practical experiences in relation to the bond with the community, comprehensive care and design of an alternative capable of intensifying the fight against the Covid-19 pandemic.
Keywords:
Covid-19, Primary health care, Nursing students, Community-institution relations

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Biografia do Autor

Adriano Ramos Pereira Filho, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Curso de Graduação em Enfermagem. São Paulo – SP - Brasil

 

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL