O Papel dos Profissionais do SUS no Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2025.70.008Palavras-chave:
Pobreza, Mulheres, Violência, IntersetorialidadeResumo
Mulheres vítimas de violência são atendidas no Sistema Único de Saúde - SUS, mas podem ser encaminhadas para outros serviços, cada um regido por uma política pública especifica. Mulheres em situação de pobreza estão mais suscetíveis a sofrer violência em suas diferentes formas. A maior parte dos casos são atendidos por diferentes profissionais que integram Núcleos de Prevenção à Violência. Existe a necessidade de desenvolver um trabalho com apoio intersetorial, a qualificação do atendimento depende da efetividade dos encaminhamentos realizados, conforme a complexidade das demandas apresentadas, tornando essencial a interação entre os serviços de uma mesma política pública ou para outros setores. Buscou analisar o atendimento a mulheres vítimas violência em situação de pobreza, bem como explorar a intersetorialidade envolvida. Para tanto, adotou-se uma leitura crítica de artigos com essas temáticas. Conclui-se que a intersetorialidade se revela uma importante ferramenta no atendimento a mulheres vítimas de violência atendidas pelo SUS, ampliando de maneira significativa os cuidados oferecidos. Para tanto, é essencial que, independentemente do campo de atuação, os profissionais estejam preparadores para identificar mulheres vítimas de violência e encaminhá-las adequadamente aos serviços necessários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joel Hugo Poloni, Paulo Artur Malvasi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
Os manuscritos submetidos deverão ser acompanhados da Declaração de Transferência dos Direitos Autorais, assinada por todos os autores.
LICENÇA DA CREATIVE COMMONS – CC BY
A Revista "Arquivos Médicos" adota como padrão de atribuição de acesso aberto dos artigos, a licença CC-BY (Creative Commons). Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores e fonte original devem ser citados.