Distance learning in medical education: an integrative review / O ensino a distância na formação médica: uma revisão integrativa

Autores

  • Caio Felipe Thomazin Panicio Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Angelo Luis Tonon Santana Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP - Brasil
  • Fernando Torres Bermudes Hospital Regional de Presidente Prudente - HRPP - Presidente Prudente - SP - Brasil
  • Gabriela da Silva Pelegrino Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP - Brasil
  • Higor Maluta Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Felipe Lisboa Falkoni de Morais Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP - Brasil
  • Filipe Ribeiro Boaretto Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26432/1809-3019.2021.66.032

Resumo

Introduction: Distance Education (DE) is a teaching modality established with the purpose of expanding the possibilities of access to education, promoting a democratization of access to knowledge. Objective: The objective of the work was to analyze the impact of telemedicine during medical training. Methods: The methodology was an integrative literature review to answer the PICO strategy (P: medical students; I: distance education; C: face-to-face  education; O: telemedicine as a harmful factor): Can Telemedicine be harmful to medical training? Results: It was observed that 90% of the students agreed that this  methodology was motivating, and that it favored the active participation of the students. Conclusion: Distance education, when systematized and well applied, allows for greater interaction, improvement of knowledge in a flexible environment, with a consequent improvement in the quality of learning, however it should not aim to replace the traditional medical teaching model, much less when it comes to practical content.
Keywords: Education, Distance education, Medicine, Medical students, Telemedicine

RESUMO
Introdução: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino estabelecida com a finalidade de ampliar as possibilidades do acesso à educação, promovendo uma
democratização do acesso ao conhecimento. Objetivo: O objetivo do trabalho foi analisar o impacto da telemedicina durante a formação médica. Método: A metodologia foi uma revisão integrativa da literatura para responder a estratégia PICO (P: estudantes de  medicina; I: educação à distância; C: educação presencial; O: a telemedicina como
fator prejudicial): A Telemedicina pode ser prejudicial à formação médica? Resultados: Observou-se que 90% dos alunos concordaram que esta metodologia foi motivadora, e
que favoreceu a participação ativa dos alunos. Conclusão: A EaD, quando sistematizada e bem aplicada, permite maior interação, melhoria do conhecimento em um ambiente flexível, com consequente melhoria da qualidade do aprendizado, no entanto não deve ter como objetivo substituir o modelo de ensino médico tradicional, muito menos quando se tratando
dos conteúdos práticos.

Palavras chave: Educação, Educação à distância, Estudantes de medicina, Medicina, Telemedicina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Heide A, Stilborne L. Guia do professor para a Internet. Porto Alegre RS: Artes Médicas Sul; 2000.

Medeiros MF, Faria ET. Algo de novo sob o sol? Capturas de traçados possí­veis na construção do conhecimento produzido em EAD: desafios e intensidades no vivido. In: Silva M. (Org.). Educação Online: Teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola; 2003.

Medeiros MF, Medeiros GM, Pernigotti JM, Vargas RMF, Colla AL, Herrlein MBP et al. Virtual learning environments: the challenge of new outlines in the creative production of knowledge. In: Llamas-Nistal, M. et al. (Org.) Computers and education: Springer, Dordrecht, 2003. p.51-62. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-1122-7_5

Filatro A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2.ed. São Paulo: Senac São Paulo; 2007.

Nunes CS, Pacheco ASV, Nakayama M, Melo PA, Rissi M. Criação e compartilhamento do conhecimento em ead. Novas tecnologias em educação. 2011; 9(1). DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21899

Bielschowsky CE. O crescimento da educação a distância no Brasil. In: ABRAEAD – Anuário Brasileiro Estatí­stico de Educação Aberta e a Distância. 4.ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Medicina. [internet]. Brasí­lia: DF; 2014. [acess in Jan. 10, 2021]. Available in: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Polí­tica Nacional de atenção básica. Série Pactos pela Saúde. Brasí­lia: MS; 2006.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Medicina. [internet]. Brasí­lia: DF; 2014. [acess in Jan. 10, 2021]. Available in: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1):102-106. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Pereira AS, Shitsuka DM, Parreira FJ, Shitsuka R. Metodologia da pesquisa cientí­fica. In: Núcleo de Tecnologia Educacional. 1.ed. Santa Maria: UFMS; 2018.

Köche JC. Fundamentos de metodologia cientí­fica: teoria da ciência e iniciação í pesquisa (Edição digital). Petrópolis: Vozes; 2011.

Quevedo IL, Matus OB, Arellano JV. Telemedicina como herramienta de enseñanza de la endocrinologia en estudiantes de medicina. Rev Chil Endo Diab. 2019; 12(4):199-204.

Segarra JO, Cabrera VS, Guachún M, Espinoza A, Mayorga M, Falconí­ F et al. Efectos de la capacitación en el uso de herramientas informáticas en la docencia médica. Revista de la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad de Cuenca. 2013; 31(2):28-35.

Horna P, Curioso W, Guillén C, Torres C, Kawano J. Conocimientos, habilidades y caracterí­sticas del acceso a internet en estudiantes de medicina de uma Universidad Peruana. Revista Anales de la Facultad de Medicina Universidad Nacional Mayorde. 2002; 63(1):32-39. DOI: https://doi.org/10.15381/anales.v63i1.1475

Rienits H, Teuss G, Bonney A. Teaching telehealth consultation skills. The Clinical Teacher. 2016; 13(2):119-123. DOI: https://doi.org/10.1111/tct.12378

Downloads

Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO