Plataformas interativas de biofísica para os cursos da área da saúde / Interactive biophysics platforms for healthcare courses
DOI:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2021.66.027Resumo
Introdução: O ensino da disciplina de Biofísica para as ciências da saúde desde sempre exigiu grandes esforços por parte dos docentes. Com o avanço dos sistemas computacionais, os simuladores permitiram tornar algo que é abstrato (propriedades biofísicas) aos alunos em algo inteligível. No intuito de adequar-se a essas novas tecnologias, os docentes
e as grandes universidades adquiriram e iniciaram o uso dessas ferramentas para otimizar o ensino da disciplina. Pensando-se em uma alternativa disponível publicamente em língua portuguesa, o objetivo deste projeto de iniciação científica foi a criação de dois simuladores computacionais, o primeiro elaborado em planilhas do Excel e o segundo em plataformas com interface para uso em navegadores de internet com o intuito de calcular propriedades bioelétricas de membranas celulares e facilitar o ensino e o aprendizado desse tema para os alunos dos cursos da área da saúde. Material e Métodos: A elaboração do projeto compreendeu tarefas de levantamento bibliográfico, equacionamento de cálculos de biofísica e programação de sistemas em Visual Basic for Applications (VBA ®) e C# ® (ambas linguagens de programação proprietárias da Microsoft ™). Resultados e Discussão: O simulador de propriedades elétricas de membrana celular, nomeado de BioEletric9 já se encontra implementado e os testes realizados para averiguar sua funcionalidade e coerência dos cálculos foram satisfatórios, o que já permite utilizá-la em atividades didáticas. Conclusões: A planilha em Excel já é operacional e permite ao professor sua utilização didática como recurso informacional em sala de aula/laboratório de informática. O programa BioEletric9 encontra-se em seus últimos estágios de finalização e será submetido a uma
otimização de layout depois de ter seus erros de execução corrigidos.
Palavras chave: Mídias sociais, Biofísica, Ciências da saúde, Internet
ABSTRACT
Introduction: The teaching of biophysics for health sciences has always demanded great efforts on the part of the professors. Because of the computer systems advances, the
simulators can enable students to turn something abstract (biophysical properties) into something intelligible. In order to adapt to the new technology, professors and large
universities have acquired these tools and started using them to optimize the teaching of the subject. An undergraduate research project was created, as an alternative publicly available in Portuguese, where two computer simulators would be created, the first one elaborated in
Excel spreadsheets and the second one in platforms with an interface for using it in internet browsers with the purpose of calculating bioelectric properties of cell membranes
and facilitating the teaching and learning of this topic for students in health care courses. Materials and Methods: The elaboration of the project consisted of bibliographic
survey, equation of biophysics calculations and systems programming in Visual Basic for Applications (VBA ®) and C # ® (both Microsoft ™ proprietary programming languages). Results and Discussion: The simulator of the electrical properties of cell membranes, named BioEletric9 has already been implemented and the tests carried out to ascertain its functionality and the coherence of the calculations were satisfactory, which has already validated it to be used in teaching activities. Conclusions: The Excel spreadsheet is already operational and allows the teacher to use it as an information resource in the classroom or computer lab. The BioEletric9 program is in its final stages of adjustment and will be subjected to a layout optimization after having its execution errors corrected.
Keywords: Social media, Biophysics, Health sciences, Internet
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